Dia Nacional da Sustentabilidade – Inovação e impacto da Agenda INOV.AM

Instituído a 9 de junho de 2023, o Dia Nacional da Sustentabilidade coloca Portugal no mapa como o primeiro país do mundo a decretar, oficialmente, uma data dedicada a esta causa. A celebração coincide com o dia que assinala a adoção, pela Organização das Nações-Unidas (ONU), dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 25 de setembro. 

Na Europa, a sustentabilidade tem vindo a ganhar espaço nas estratégias empresariais, impulsionando investimento em inovação e transformação sustentável

A Agenda INOV.AM: integrar inovação e sustentabilidade 

Neste contexto, surge a Agenda INOV.AM, um consórcio composto por 73 entidades portuguesas, criada para promover a inovação científica e tecnológica na Fabricação Aditiva. A sua missão passa por integrar métodos de produção tradicionais, melhorar a eficiência dos processos e reforçar a sua sustentabilidade. Para alcançar este objetivo, a Agenda definiu uma atividade estratégica de gestão da sustentabilidade (Figura 1), baseada no acompanhamento de indicadores socioambientais definidos com base em métricas de referência. Estes indicadores permitem monitorizar o desempenho do consórcio desde o ano de pré-projeto (2022) até ao pós-projeto (2027). 

Figura 1. Objetivos da Agenda INOV.AM

A metodologia adotada assenta no Greenhouse Gas (GHG) Protocol e na norma internacional Global Reporting Initiative (GRI), tendo sido selecionados 20 indicadores socioambientais alinhados com 9 dos 17 ODS –uma abordagem de elevada relevância também para os reportes nacionais. Segundo o Relatório Europeu de Desenvolvimento Sustentável 2025, Portugal ocupa atualmente a 22.ª posição entre 34 países europeus no cumprimento dos ODS, registando lacunas significativas no ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) e no ODS 5 (Igualdade de Género). 

Resultados a alcançar até 2027 com a Agenda INOV.AM: 

  • Redução de gases do efeito estufa (GEE): Diminuição de 25% das emissões associadas ao processo produtivo, face ao ano baseline (2022). 
  • Energia renovável: Atingir 57% de incorporação de energias renováveis nos processos produtivos. 
  • Materiais reciclados/reutilizados: Aumentar em 250% a incorporação de materiais reciclados/reutilizados. 
  • Formação: Realização de 15 ações de formação. 
  • Empregos criados: Geração de 218 novos postos de trabalho. 
  • Empregos Altamente Qualificados (EAQ): Variação de 25% no número de EAQ, atingindo 168 postos de trabalho (incluindo doutoramentos). 
  • Produção científico-tecnológica: Publicação de 55 trabalhos técnico-científicos em coautoria entre empresas e entidades não empresariais. 
  • Número de ações de disseminação do conhecimento criado: Realização de 35 ações para disseminação, como webinares, workshops, entre outros.  

Os indicadores definidos pela Agenda INOV.AM não se limitam a informar – orientam decisões estratégicas e garantem que a inovação, de forma contínua, permanece ao serviço de um futuro mais justo, eficiente e sustentável. 

Autoria: Ana Carolina Soares, Catarina Faria, Daniel Ribeiro, Samara Costa e Vanessa Oliveira, Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) 

Inov.AM - Inovação em Fabricação Aditiva