WP10 – PIMMach
Perante um mercado global cada vez mais competitivo, as empresas têm evidenciado parte dos seus esforços no desenvolvimento rápido e eficaz de novos produtos para responder à procura e manterem-se competitivas. A adoção de processos de fabrico aditivos e de materiais cada vez mais complexos de processar é exemplo dessa mesma adaptação.
Nesta área de desenvolvimento, a criação de componentes de geometria cada vez mais complexa e otimizada apresenta-se como uma janela de oportunidade de desenvolvimento de materiais adequados a processos que permitam a construção desses mesmos componentes, mantendo sempre os padrões de elevada qualidade e baixo custo.
O processo de criação de um componente metálico pode ser efetuado através de processos convencionais (processos subtrativos) ou através de processos aditivos. No caso dos processos convencionais, os processos envolvidos implicam a utilização de várias etapas e equipamentos, tornando o processo moroso e incapaz de construir componentes de elevada complexidade geométrica.
Os processos de fabrico aditivo, capazes de processar metais, permitem a construção de componentes altamente complexos; contudo, a sua fabricação implica um leque de propriedades muito específicas da parte de cada material e um elevado gasto energético, pois a maioria dos processos utilizados industrialmente implica a utilização de lasers ou bocais de deposição energética sob uma cama de pó.
De forma a evitar um gasto energético e acelerar o processo de produção, tem-se vindo a estudar processos de extrusão capazes de processar materiais metálicos, utilizando como base de trabalho alguns dos processos de injeção que utilizam materiais metálicos com matrizes poliméricas.
Desta forma, pretende-se responder às necessidades existentes no que toca à produção de componentes metálicos de elevada complexidade (moldes plásticos e vidro), utilizando técnicas de fabrico aditivo/híbridas, baseadas em processos de extrusão e maquinação. Pretende-se ainda o desenvolvimento das matérias-primas necessárias, através de processos baseados em PIMMach.
Todo o sistema será integrado numa célula de trabalho, que irá recorrer a sistemas robóticos antropomórficos para efetuar o transporte dos produtos entre os diversos equipamentos que constituem a célula. A concretização deste projeto irá responder a necessidades concretas da indústria, bem como criar novas oportunidades de mercado, quer a nível nacional, quer a nível internacional. Como desafios do presente projeto podem ser destacados:
- Maquinação de componentes em estado verde
- Integração, através de software, dos diversos equipamentos da célula de trabalho
- Desenvolvimento de software de geração de caminhos de deposição