WP12 – MoldPrint.XL
O desenvolvimento das tecnologias de fabrico aditivo tem sido alvo de grande ênfase nas últimas décadas, prevendo-se o seu contínuo desenvolvimento nos próximos anos. Este crescimento deve-se à necessidade constante de reduzir tempos de ciclo, ampliar a oferta de produtos personalizados e focar em fatores como a sustentabilidade no desenvolvimento de produtos. Estes fatores visam beneficiar o time-to-market, aumentando a probabilidade de gerar lucro e tornando as empresas mais competitivas nos seus respetivos mercados.
No entanto, existem ainda algumas condicionantes para estas tecnologias, especialmente no que diz respeito à exequibilidade de peças de elevada dimensão. Estas dificuldades devem-se a fatores como o tempo de construção das peças, o acabamento superficial e a baixa eficiência na produção em grande escala.
Na produção de produtos de mobilidade marítima, as tecnologias utilizadas atualmente para a produção dos seus moldes baseiam-se essencialmente em tecnologias convencionais, que requerem várias semanas ou até meses. Devido à elevada escala dos moldes, assim que o processo de fabrico do molde é concluído, inicia-se o fabrico do produto.
Para superar as condicionantes descritas, têm sido desenvolvidos sistemas de fabrico aditivo de elevada dimensão, destinados tanto ao fabrico direto de componentes como ao fabrico de moldes de grande dimensão, a fim de responder aos processos de moldação de materiais compósitos.
Com este projeto, pretende-se desenvolver e implementar um sistema completo de fabrico aditivo com uma zona de construção de até 12 metros, capaz de processar termoplásticos e termoendurecíveis por meio de extrusão. Este sistema permitirá obter peças com dimensões próximas das finais, que serão posteriormente maquinadas para alcançar as medidas exatas. Dado que as atuais necessidades se baseiam numa abordagem de economia circular, é essencial que os produtos desenvolvidos sejam recicláveis ao final de seu ciclo de vida.
Assim, a proposta de valor deste projeto pode ser definida como o desenvolvimento de moldes e produtos utilizando técnicas inovadoras e sustentáveis de fabrico aditivo para termoplásticos e termoendurecíveis, promovendo o desenvolvimento de produtos de alta qualidade e sustentáveis.