WP18 – Glass.AM
Dos materiais de possível aplicação na impressão 3D, o processamento de cristal e vidro apresenta inúmeros desafios. O nosso objetivo é desenvolver, implementar e aplicar sistemas periféricos, com a adequação de processos tanto a montante quanto a jusante do fabrico aditivo.
Uma máquina de fabrico aditivo para vidro e cristal enfrenta desafios relacionados com as temperaturas envolvidas e a exigência mecânica dos equipamentos, contemplando diferentes zonas com temperaturas diferenciadas. Pretendemos desenvolver sistemas orientados para três realidades distintas: VIDRO TÉCNICO, VIDRO ARTÍSTICO E CRISTAL.
O fabrico aditivo de vidro abrirá possibilidades de estudos sobre a aplicação da fabricação aditiva na área do vidro e, principalmente, explorará o uso de uma tecnologia de fabricação aditiva capaz de produzir objetos em materiais com elevados pontos de fusão sem a necessidade de recorrer aos tradicionais fornos, contribuindo assim para uma redução drástica da fatura energética.
Desta aplicação do equipamento de fabrico aditivo de vidro e, consequentemente, do projeto, almeja-se:
- Incrementar significativamente a capacidade de produzir peças estilizadas em vidro incolor ou multicolor, ou seja, aumentar a flexibilidade do sistema produtivo, a complexidade e a qualidade dos produtos;
- Reduzir os custos de produção pela diminuição da fatura energética, de mão-de-obra e de matéria-prima, visto que na fabricação aditiva não há lugar a excedentes e são eliminados os fornos;
- Aproximar a produção dos requisitos dos clientes finais pela liberdade de criação de formas e geometrias, devido à elevada adaptabilidade do equipamento de fabrico aditivo.
Para a consecução destes objetivos, o projeto prevê a implementação das seguintes estratégias/abordagens:
- Caracterização integral da matéria-prima: vidro técnico, vidro artístico e cristal;
- Estudos preliminares para averiguar e caracterizar os parâmetros de deposição das matérias-primas;
- Conceber, desenvolver e construir um equipamento protótipo funcional que permita a deposição das matérias-primas, camada a camada;
- Desenvolver uma aplicação computacional integradora e de apoio ao fabrico aditivo direto que inclua uma interface háptica com caráter sensorial, permitindo a criação sem limites de peças em vidro;
- Caracterização integral do material obtido pelo equipamento de fabricação aditiva de vidro;
- Testes e validação das peças projetadas e dos processos de acabamento nas peças de vidro. Redefinição de geometrias e limites com base nos resultados obtidos.
A concretização integral desses objetivos permitirá produzir peças em vidro incolor ou multicolor, sem limites de forma ou geometrias.