WP20 – Conformal.Wood
Os materiais compósitos de matriz polimérica reforçada com fibras naturais começaram a ser produzidos essencialmente para responder a necessidades na área da construção civil, que tradicionalmente utilizava intensivamente a madeira tanto na edificação de estruturas quanto no seu revestimento e pavimentação.
Pretende-se com este projeto responder às necessidades existentes no que toca à produção de componentes de elevada complexidade de compostos de matriz termoplástica com fibras de madeira e cortiça, utilizando técnicas de fabrico aditivo baseadas em processos de extrusão e pinbed.
Pretende-se ainda o desenvolvimento das matérias-primas necessárias. Todo o sistema será integrado numa célula de trabalho para efetuar a deposição dos diferentes materiais na cama de impressão regulável.
Especificamente, pretende-se o desenvolvimento de um sistema de eixos cartesianos de grande dimensão que permita a deposição de termoplástico com inclusão de fibras de pinho e eucalipto, e a capacidade de depositar tapes de madeira que permitirão produzir painéis com formas livres.
Após montagem, esses painéis possibilitarão que as paredes tenham formas evolutivas ótimas para interiores e auditórios, além de viabilizar a construção de fachadas.
Outra vertente deste projeto assenta no desenvolvimento de equipamentos e materiais para processamento de compostos com cortiça. Um dos equipamentos será baseado no fabrico por extrusão de grande dimensão, usando um robô antropomórfico. O outro será baseado no fabrico aditivo em camada de grânulos. Esses grânulos serão de cortiça, revestidos com materiais termoplásticos, resinas fotosensíveis ou termoendurecíveis.
No caso da produção em cama de grânulos, espera-se que a quantidade de ligante seja reduzida, destacando assim as propriedades da cortiça. Adicionalmente, pelo menos duas receitas de compostos serão desenvolvidas: uma para extrusão e outra baseada em grânulos.