WP3 – Moldes híbridos para produtos de alto desempenho

A tecnologia está em constante mudança, necessitando sempre de novos componentes para acompanhar a evolução do mercado. O processo de moldação por injeção é um dos métodos mais utilizados nas últimas décadas para produzir peças plásticas para a vida quotidiana das pessoas, como em produtos de comunicação, eletrónicos, cozinha e consumo diário.

O objetivo principal do WP é desenvolver ferramentas produtivas, obtidas pela combinação de diferentes tecnologias e materiais, com o propósito de obter peças poliméricas por injeção para uso quotidiano. Estas ferramentas são denominadas moldes híbridos, uma vez que são constituídas por uma estrutura convencional e insertos moldantes produzidos combinando materiais tradicionais e de fabrico aditivo, através de tecnologias convencionais e de fabrico aditivo. O molde híbrido pode ser utilizado como ferramenta moldante, por exemplo, em tecnologias de injeção, termoformação, moldação por sopro, entre outras, para a produção de pequenas e médias séries, bem como de protótipos injetados para validação de produtos ou sistemas antes de produção em larga escala.

Com os moldes híbridos existe, adicionalmente, a possibilidade de abraçar novos mercados, como a produção de pequenas séries customizadas, produção de peças de substituição e a produção de peças teste para acelerar o desenvolvimento do produto.

Assim, será desenvolvido um produto, que consiste num molde híbrido com insertos moldantes, para produção de peças poliméricas de alto desempenho, através do processo de moldação por injeção, com aplicação na indústria de esquentadores, caldeiras e bombas de calor.

O objetivo dos moldes híbridos é reduzir o time-to-market de um produto e o custo de pequenas séries de produção. As principais vantagens associadas aos moldes híbridos são: eficiência, no sentido de reduzir o desperdício e o consumo de energia, e a facilidade de personalização dos layouts do canal do sistema de controlo de temperatura. Um dos tópicos mais aludidos nos moldes híbridos é a capacidade de conceber canais do sistema de controlo de temperatura conformáveis à peça.

Produtos, Processos e Serviços (PPS) Relacionados

Entidades Envolvidas

Inov.AM - Inovação em Fabricação Aditiva