WP8 – Laser Reconstrução
O presente projeto irá desenvolver um equipamento integrado de (re)construção metálica, para um cenário-alvo pré-determinado — moldes do setor médico (moldes de multi-cavidades com dimensões máximas de peça até 50 mm) — com características de transportabilidade, que permita intervencionar o molde no cliente, nomeadamente na linha de montagem onde o molde está em operação, de forma rápida e minimamente intrusiva.
A qualidade da (re)construção poderá ser verificada por equipamentos de controlo dimensional, igualmente portáteis e, como target, integrados em um sistema único. O tempo de intervenção também se pretende facilmente determinável. O equipamento será constituído pela integração de tecnologias aditivas em fase de maturação, dominadas pela UMinho, por tecnologias subtrativas maduras, dominadas pela MPTOOL e DNC, e tecnologias de inspeção e controlo de qualidade, dominadas pela ISOINSPEQT.
A alteração e/ou reparação de moldes é um processo demorado e com exigências logísticas e de planeamento de produção bastante crítico (em grande parte das situações técnicas, o molde tem de se deslocar ao fabricante).
A utilização deste sistema permitirá transportar, para junto do molde, todos os recursos necessários para a alteração/manutenção em causa, evitando, deste modo, o conjunto (ou parte do conjunto) de prejuízos que lhe estava anteriormente associado. Por outro lado, os protocolos de comunicação técnica e de design, a monitorização de desgastes (i.e., a otimização dos planos de manutenção) e a gestão de componentes sobressalentes serão significativamente melhoradas.