Webinar promovido pelo PIEP destaca o papel da reologia no Fabrico Aditivo

Decorreu no passado dia 15 de julho o Webinar “A importância da Reologia no Fabrico Aditivo”, promovido pela INOV.AM através do parceiro PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros. 

A sessão contou com a participação de dois especialistas na área, Luca Gasperini (PIEP) e Dr. Loïc Hugues Gilles Hilliou (Sociedade Portuguesa de Reologia), que abordaram de forma técnica e aplicada o papel fundamental da reologia no desempenho dos processos aditivos. 

Luca Gasperini apresentou os principais conceitos de reologia relevantes para os processos de fabrico aditivo, com destaque para a viscosidade, taxa de deformação e viscoelasticidade. Foram ainda abordados os métodos de medição da viscosidade e viscoelasticidade, a importância da análise dos resultados reológicos e a sua aplicação prática na impressão 3D, nomeadamente através de técnicas como temperature sweep, time sweep e análise de die swell. Foram ainda discutidos casos de aplicação com tintas fotopolimerizáveis para pensos médicos e materiais com cura rápida e “on-demand”.  

Seguiu-se a intervenção do Dr. Loïc Hugues Gilles Hilliou, da Sociedade Portuguesa de Reologia, que apresentou o tema “Reometria em linha para assistir a produção de filamentos e a impressão por FDM”. A sua apresentação abordou a aplicação da reologia no controlo do processo de extrusão de filamentos para tecnologias de deposição de material fundido (FDM), reforçando a importância do acompanhamento em tempo real para garantir a estabilidade e a qualidade do produto final. 

A reologia assume, assim, um papel determinante na otimização dos processos de fabrico aditivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos materiais, do controlo de qualidade e da eficiência global da produção.  

A INOV.AM agradece aos oradores e participantes pela sua presença e contributo técnico, que reforçam o compromisso da agenda em promover a investigação e a inovação no setor industrial, através da colaboração entre especialistas, investigadores e empresas. 

Inov.AM - Inovação em Fabricação Aditiva